sábado, 10 de setembro de 2011

Torta de Palmito da Cris

Ingredientes:

Massa:

4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 1/2 xícara (chá) de gordura vegetal
1 ovo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
3 a 5 colheres (sopa) de aguá (ou um pouco mais até a massa ficar homogenea)

Recheio:

3 colheres (sopa) de gordura vegetal
2 cebolas médias picadas
2 tomates maduros picados
1 xícara (chá) de azeitona sem caroço picada
2 vidros de palmito picados
1 lata de milho verde
2 gemas
3 colheres (sopa) de salsinha picada
sal a gosto
1 caldo de legumes
1 xícara (chá) de água
4 colheres (sopa) de farinha de trigo

Modo de fazer:

Massa:

Em uma tigela grande coloque todos os ingredientes da massa e misture, adicione a água aos poucos, mexa até formar uma massa lisa e homogénea, deixe descansar por 30 minutos na geladeira.

Recheio:

Em uma panela aqueça a gordura vegetal refogando a cebola e o tomate, adicione o caldo de legumes, junte a azeitona, o milho verde e o palmito mexendo sempre, dissolva as gemas em uma xícara de água fria, junte ao refogado e deixe cozinhar até levantar fervura, adicione o sal a gosto e a  salsinha e por fim coloque a farinha de trigo aos poucos mexendo firmemente para não empelotar, mexa por mais ou menos 8 minutos em fogo baixo até que cozinhe e engrosse um pouco. Reserve.

Montagem:

Divida a massa em tres partes (uma para o fundo, outra para as laterais e a última para cobrir). Abra a massa com um rolo e forre o fundo e as laterais de uma forma redonda grande com fundo removivel, coloque o recheio e cubra com o restante da massa, pincele com uma gema dissolvida em meia colher de água. Leve ao forno pré aquecido a 180º C por mais ou menos 35 minutos ou até dourar. Retire do forno, espere mornar e desenforme.